Quantcast
Channel: Opinião e Analise – Blog Mailrelay, e-mail marketing
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32

Email Marketing: definição sobre o que é por vários pontos de vista

$
0
0

Email marketing definición

Falamos continuamente sobre o envio de campanhas de e-mail, mas você realmente sabe o que significa e-mail marketing? Será que você realmente entende o que realmente é o email marketing, e o que não é?

Vamos ver neste post, a definição de e-mail marketing de diferentes pontos de vista.

Se você ler a definição de e-mail marketing na wikipedia, irá encontrar  o seguinte:

“E-mail Marketing é enviar uma mensagem comercial diretamente utilizando o e-mail como canal. Em seu sentido mais amplo, cada e-mail enviado para um cliente ou potencial cliente poderia ser considerado e-mail marketing. Geralmente envolve o uso de e-mail para enviar anúncios, solicitação de negócios ou solicitar vendas ou doações, e é principalmente orientado para construir lealdade, confiança, ou divulgar a marca.” Fonte: wikipedia

É uma boa definição para e-mail marketing, sem dúvida.

Observe que não menciona apenas a venda, mas também menciona a geração de lealdade, confiança e reconhecimento da marca, muito importante e às vezes nos esquecemos destes aspectos.

Assim, vemos que o e-mail marketing não é apenas um canal de publicidade ou venda, mas também um canal para construir a imagem da marca e aumentar a confiança dos clientes na empresa.

Eu gosto de vê-lo como uma parte da estratégia.

Se o website ou blog são o núcleo da nossa estratégia de marketing on-line, o e-mail marketing seria o elo unificador de diferentes partes da estratégia.

Definição de e-mail marketing a partir de um ponto de vista como um canal de publicidade ou vendas

 

oque e emailmarketing

Temos que considerar que o e-mail marketing  tem algumas vantagens em comparação com outros meios de publicidade como banners em sites, anúncios em vídeos e outros tipos de publicidade intrusiva.

Publicidade que, de acordo com um levantamento do Global Web Index  compartilhado em REason why incomoda os usuários que querem bloqueá-la e usam ferramentas para isso.

As principais razões apontadas foram estas:

  • Há muita publicidade chata ou irrelevante
  • Os anúncios ocupam muito espaço na tela e isto me incomoda durante a navegação
  • Há muitos anúncios na Internet
  • Os anúncios online são intrusivos
  • Muitos usuários não gostam de ver anúncios antes dos vídeos
  • Tentam sempre evitar a publicidade, mesmo na televisão
  • Outros usuários tem preocupação pelo fato de que a publicidade on-line pode colocar em perigo a sua Privacidade
  • Muitos não gostam de anúncios personalizados com base em suas buscas anteriores

Você entende as razões?

Muita publicidade em momentos inoportunos e indesejada. E até mesmo existe a preocupação com a privacidade, rejeitando publicidade com base no Histórico de buscas anteriores, o famoso remarketing.

Com e-mail marketing, se bem feito, e sublinho, se for feito corretamente, podemos enviar conteúdo para nossos assinantes. Conteúdos que sejam de interesse para os assinantes, não publicidade, mas conteúdo útil.

A chave?

Não aborrecer o assinante / cliente enchendo sua caixa de entrada com e-mails de publicidade diariamente.

Um exemplo?

Aqui:

ejemplo de bandeja de entrada

Este tipo de campanha é pouco eficaz, cansativo e não cancelo porque gosto de usar estas newsletters como exemplo em artigos como este. Mas se não, teria cancelado no terceiro dia, exatamente. E a única coisa ruim é que quando as pessoas pensam d sobre o que é e-mail marketing, pensam que são estas campanhas com uma lista de produtos ou serviços.

Isto explica o problema, verdade?

Quando penso na definição de e-mail marketing, meu conceito é um pouco diferente:

Envíos de email marketing de amazon

Eu não selecionei um email de um post de um blog, com uma newsletter enviando conteúdo útil. Eu prefiro pensar em um e-mail de vendas, mas com informações relevantes, para demonstrar que é possível vender e oferecer informações úteis na mesma mensagem.

Este é um e-mail que oferece produtos semelhantes a outros que eu comprei recentemente. Esta informação pode ser útil para descobrir produtos que possam ser interessantes. E eu não recebo estas campanhas todos os dias.

O e-mail marketing como uma parte da nossa estratégia de marketing on-line é a melhor maneira para conseguir resultados positivos.

Coloco outra imagem de um artigo anterior para explicar este ponto:

Proceso de email marketing

Isto é o que significa e-mail marketing eficaz para mim:

 

  1. Nós temos várias campanhas de marketing on-line, adwords, redes sociais, banners, guest posts, etc.
  2.  Estas campanhas direcionam o usuário para uma landing page em um website, blog, etc.
  3.  No website, vamos fazer o possível para obter a assinatura destes visitantes.
  4.  A partir desse momento, vamos trabalhar em nossas campanhas de e-mail marketing, enviando conteúdos úteis e, no momento apropriado.
  5.  Vamos enviar o e-mail que irá gerar a venda.
  6.  Esta campanha irá levar o assinante para a página de venda (landing page).
  7.  Se não for possível converter o assinante em cliente, podemos criar campanhas de remarketing, ou continuar a enviar outras campanhas de  e-mail marketing.

Com estes pontos, você pode ver como o e-mail marketing é o núcleo das nossas ações de marketing on-line, unindo a estratégia geral. Ajuda muito a partir do ponto de vista da rentabilidade, pois permite que o tráfego obtido com outras campanhas de marketing online não seja perdido.

Assim, em resposta a qual é a definição de e-mail marketing, da perspectiva da venda, na minha opinião, seria:

1 ⇒ A junção da estratégia de várias campanhas e esforços de marketing que nos permite enviar as mensagens de vendas no momento mais oportuno, e quando o cliente potencial está mais disposto a comprar

2 ⇒é um método de comunicação direta, que se bem usado, é desejado pelo assinante, ao contrário do resto das opções de publicidade, que os assinantes tentam evitar e rejeitam

Um bom canal publicitário de vendas, você não acha?

Crear cuenta gratuita

Definição de e-mail marketing como canal para geração de confiança e melhora da imagem da marca

Além de um canal de vendas, o e-mail marketing também é uma excelente ferramenta para gerar  confiança e imagem de marca. Através de nossos e-mails, podemos tentar manter contato com os assinantes, para:

  • Esclarecer suas possíveis dúvidas
  • Mostrar casos de sucesso sobre o produto
  • Comentários de outros clientes
  • Acompanhamento do seu progresso com o produto ou serviço

Estes tipos de e-mails ajudam a construir a imagem da marca e aumentar a confiança dos assinantes. Eles são e-mails úteis, não são e-mails para venda de produtos.

Minha opinião pessoal sobre como o e-mail marketing deve ser definido em relação a geração de imagem de marca é que devemos oferecer aos clientes as informações necessárias para que possam  obter o máximo benefício do produto ou serviço prestado pela empresa.

Não é nada simples, mas oferece melhores resultados  ao longo do tempo, queimando menos a base de dados de assinantes.

Pense nos exemplos que vimos antes, de empresas que enviam um e-mail para vendas diariamente, isto não gera uma imagem de marca positiva. Além disso É algo que queima muito rapidamente as listas de assinantes, gerando muitos cancelamentos.

No entanto, uma tática focada no envio de conteúdos úteis para os assinantes, normalmente oferece resultados muito melhores, por exemplo, nesta campanha:

Estadísticas de envíos de emails

Esta campanha obteve um resultado muito positivo em visualizações, cliques e até mesmo alguns assinantes encaminhando para seus amigos.

Porque estamos enviando um conteúdo que não só é interessante para os assinantes, mas também  é útil e isto irá fazer toda a diferença.

Isso por si só cria uma imagem positiva da marca. E de uma forma mais duradoura ao longo do tempo.

Na verdade, é possível afirmar que estas newsletters informativas podem ser muito eficazes ao longo do tempo, e isso é algo que está comprovado, porque esses e-mails são guardados pelos assinantes para referências futuras.

Mas o objetivo final de nossas campanhas de e-mail marketing não vender?

Sim, e ninguém está dizendo o contrário, e na verdade esses e-mails também vendem conteúdo, e conseguem fazê-lo bem:

Estadísticas analytics

Consistentemente esses e-mails conseguem obter novos registros em cada campanha, sem que a sua intenção principal seja a venda.

Também criar uma boa imagem de marca:

Como sempre na @mailrelay se preocupam com a nossa #empresa oferecendo um plano muito completo de #Marketing https://t.co/DTCkLTKzau

Ana del Valle Seoane (@AnadelValleMKTG) 7 de abril de 2016

Outro exemplo claro é o envio das newsletters da Canva

Canva é uma ferramenta de design para quem não é designer, uma ferramenta simples que qualquer um pode usar. Independentemente de suas habilidades de design.

Mas! Nas newsletters que enviam  tentam educar seus assinantes sobre questões de design:

Newsletter de Canva

Porque, embora a ferramenta tenha sido desenvolvida para que qualquer um possa fazer uso do sistema, transmitir conhecimentos básicos sobre design certamente ajudará os usuários a tirar o máximo proveito do sistema.

O e-mail marketing é a melhor maneira de manter contato com estes assinantes.

Assim, em resposta à definição de e-mail marketing, como geração de marca, na minha opinião, seria:

1) Uma ferramenta para manter contato com os clientes e assinantes de uma forma constante ao longo do tempo.

2) Um canal direto de comunicação que nos permite estudar e analisar as necessidades de nossos clientes, compreendê-los melhor e oferecer o suporte e as ferramentas necessárias para que possam obter mais benefícios com o nosso produto ou serviço.

Como definir o e-mail marketing, então?

Fazendo as coisas corretamente:

É um canal de comunicação direto com o cliente, quem desejar participar no canal de comunicação

Ao contrário da publicidade que é cada vez mais ignorada por muitos usuários, o e-mail marketing oferece um canal de comunicação bidirecional de interesse para ambos os clientes e empresas.

Mas cuidado para não tornar sua campanha em um monólogo, em um canal de uma única direção, com newsletters criadas apenas para vender. Nesse caso, suas campanhas de email marketing irão tornar-se no que as pessoas não querem receber:

  • Publicidade

É uma questão, então, de atitude e vontade, a vontade de oferecer, não  apenas em receber.

E dessa estratégia irá depender os resultados que obtemos de nossas campanhas de e-mail marketing.

Você conseguiu entender a definição de e-mail marketing que expliquei?

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32

Latest Images





Latest Images